segunda-feira, 2 de novembro de 2009

OVNI: "Há Algo Lá, sei disso” Não há dúvidas que o fenômeno OVNI é real






O Presidente da República Equatoriana admite que os OVNIs existam e que por enquanto, não representam uma ameaça.
São os primeiros 44 casos oficiais desclassificados pelo governo equatoriano desde o dia 13 de março deste ano. Relatos de avistamentos de testemunhas institucionais, liberadas através do coordena mento do CEIFO, a comissão de estudo do fenômeno ufológico, instituída pelo governo do Equador em 2005 e comandada pelo Jaime Rodríguez.
O comunicado oficial em que se informa a publicação dos primeiros 44 casos, de acordo com a autorização presidencial assinada em 25 de junho de 2007. O interessante nesse caso de liberação ao publico, a utilização de um sistema terceirizado como, por exemplo, o YOUTUBE para a difusão de documentos oficiais.
Isso permitira ao governo do Equador de liberar os 44 casos completos com áudio e vídeo e entrevistas com testemunhas oficiais sem arriscar um colapso do servidor, como aconteceu no com os franceses no caso do GEIPAN, quando o Server caiu à causa de milhares de acessos contemporaneamente.
No momento em que escrevemos esse artigo, já foram publicadas no YOUTUBE os dois primeiros casos nos endereços abaixo:

Prestem atenção na ultima entrevista presente no primeiro vídeo liberado, aquela com o comandante Wilson Salgano, na qual o oficial afirma que sem sombras de duvida existem veículos de origem extraterrestre na nossa atmosfera e que devemos dividir o nosso espaço com seres de outros mundos.

Uma abertura que merece com certeza uma grande consideração à qual pra dizer a verdade, não foi liberada por nenhuma fonte duvidosa. Agora o Equador se adiciona à longa lista de países que liberaram documentos sobre OVNIs, e o fez em grande estilo, fornecendo material multimídia pontual e claro. Segue a transcrição textual do comunicado do dia 13 de março:Oficio: 01-2008-C

DE : CEIFO

PARA: LA COMUNIDAD ECUATORIANA

Cumpliendo con lo establecido en el Acuerdo del Ministerio de la Defensa Nacional N. MS 1-4-2005-01 y N. MS-8-2005-020 en que se delega la creación de la Comisión Ecuatoriana para la Investigación del Fenómeno OVNI, y de acuerdo a la disposición impartida por el Sr. Presidente de la República en el COSENA el día 25 de Junio del año 2007, cumplimos en informar a la COMUNIDAD ECUATORIANA, que a partir de hoy Jueves 13 de Marzo del presente año, "DESCLASIFICAREMOS" los primeros 44 testimonios "OFICIALES" que reposan en nuestro poder, tanto en audio como en video fundamentalmente para que cualquiera de estas evidencias puedan ser requeridas por ustedes con el fin de que se pueda compartir esta información con todas las personas interesadas en este tema:
Não há dúvidas que o fenômeno OVNI é real
Fica fora de foco no princípio, e o operador de câmera fica então surpreso com a excitação porque a foto constantemente fica saltando em movimento e momentaneamente detecta três objetos vermelhos curiosos e silenciosos passeando pelo céu noturno.
Se você não tivesse vivenciado os supostos avistamentos de OVNIs em Tinley Park no dia 21 de agosto e 31 de outubro de 2004, o vídeo capturado por Crestwood que mora em TJ Japcon é a coisa mais próxima, disse Sam Maranto, Diretor do Estado de Illinois do MUFON.
"Quando você analisa um vídeo a 1/30 de um segundo, o que você notará é que existem padrões atuais de intensidade... e as luzes que estão girando à esquerda," ele disse. "Você vai também notar que você pode ouvir grilos no fundo, contudo você não pode ouvir o objeto gerando as luzes, embora o objeto estivesse relativamente perto da máquina fotográfica."
Maranto reuniu os investigadores de OVNI e autores para falar exatamente sobre o avistamento de Tinley Lights e outros como este durante um Simpósio OVNI que aconteceu no sábado no Centro de Convenções de Tinley Park.
O evento que foi organizado pelo MUFON e pelo CUFOS promoveu conferências características da história dos OVNIs, apresentação de pesquisas, bem como uma detalhada apresentação do legendário Caso Roswell ocorrido em 1947 no Novo México, e o incidente mais recente que foi o avistamento em massa em Tinley e Rockford.
"O que mais gosto de trabalhar são os avistamentos em massa," disse Maranto, que mostrou o vídeo OVNI de Japcon durante a sua conferência.
"Quando você tem um avistamento em massa, você tem depoimentos de classes diferentes da comunidade... você encontrará pessoas de nível mais alto da comunidade que relatam os fatos porque elas sabem que não podem ser taxadas de loucas porque outras pessoas também informaram o que elas viram."
Em muitos dos casos os vídeos de supostos OVNIs são capturados por várias pessoas, e Maranto disse que quando ele apresenta estes vídeos que é bombardeado com explicações de céticos que variam seu ponto de vista optando por meteoros, fenômenos naturais, balões e ainda para fraudes ou montagens. Isso quando eles não dizem que ocorreu uma alucinação conjunta na sociedade.
"Alucinações em massa não podem ser fotografadas, e os vídeos não são gerados por fraudes em computadores," ele disse. "Nem todo o mundo que grava este material não tem tempo para fazer uma montagem de imagens no computador de forma que o avistamento se pareça exatamente o mesmo. Seria imbecil. Há um ponto onde ceticismo despenca da face lógica e fica extremamente idiota".
Um dos participantes do simpósio, Guy Richards, de Rockford, disse que ele amaria usar os seus conhecimentos para algum dia criar e projetar métodos para o estudo dos OVNIs.
"Os OVNIs são um fenômeno real," ele disse. "Se eles são ou não de origem extraterrestre, isto é uma pergunta aberta. Classifico-me como um cético que vem de um mundo científico, e estou interessado fazer um estudo científico e sério deste fenômeno.
"Acredito que é uma vergonha que este fenômeno ainda não tenha sido estudado por pessoas com treinamento técnico que tenham mente aberta e que possa fazer isto de uma maneira metódica e científica," ele somou.

OVNI: "Há Algo Lá, sei disso”


Um descobridor de OVNIS está certo que naves espaciais estão nos céus acima de Grantham - e teme que eles tenham planos sinistros.
Allan Spick, de 69 anos, de Great Gonerby, viu cinco OVNIS nos últimos cinco anos de sua janela de casa em Belvoir Gardens.
O mais recente foi nas primeiras horas de sábado dia 8 de fevereiro.
Ele disse: "Eles sempre vêm na mesma hora, meia noite e dez e eles têm três luzes brancas puras e uma vermelha que flamejava no canto".
"Eles vêm do norte e se dirigem para o sul, paralelo a estrada A1".
"Talvez eles estejam procurando por campos de ar numa linha reta. Nós temos muitos campos de ar ao redor daqui".
O primeiro avistamento do Senhor Spick foi publicado no jornal em 2004, quando ele viu uma nave de outro mundo. Ele foi capaz de fazer um desenho colorido e detalhado da astronave para outros poderem ver.
Ele também foi entrevistado por uma Revista ufológica onde falou sobre "O Grande OVNI de Gonerby".
O senhor Spick é visto com um certo desprezo quando mostra teorias que tentam definir o que ele viu.
Ele contatou a Força Aérea Real em Cranwell duas vezes avisando sobre seus avistamentos e informaram-lhe que não ocorreu nenhum registro de uma nave estranha no céu daquela região nesta ocasião.
Ele disse: "Se fosse um avião teria caído do céu porque estava se movendo tão lentamente e não podia ter sido um helicóptero porque faria um barulho danado".
"E sei que não é nave espacial porque posso vê-las em outras partes do céu".
Há algo lá, sei disso. Não me importo com o quê as pessoas me falem, não sou "louco".
O senhor Spick observa os OVNIS pela janela de seu quarto.
Ele disse: "Normalmente minha esposa é quem os vê primeiro porque durmo de costas para janela".
"Já deixo uma escada a mão para chegar no terraço de minha casa, assim, poderei chegar depressa para tirar uma foto da próxima vez e enviá-la para o jornal".

Rio - Apesar de autoridades que cuidam do controle do espaço aéreo negarem que o piloto americano que trouxe o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, tenha se recusado a seguir viagem de São Paulo para Brasília, sábado, porque teria visto um Objeto Voador Não-Identificado (OVNI) ao pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, especialistas no assunto garantem: avistar discos voadores naquela região é comum. O assunto será tema da próxima edição da revista ‘UFO’, principal publicação do País sobre ufologia. Segundo Ademar José Gevaerd, editor da revista, relatos de pilotos sobre “objetos estranhos” são cada vez mais freqüentes.
“Não raramente, pilotos de diversas companhias aéreas arremetem vôos ao se aproximar da pista de pouso porque vêem naves desconhecidas, grandes e muito iluminadas, circulando nas proximidades”, afirmou Gevaerd, que tenta criar um banco oficial de dados sobre as aparições.
O assessor-chefe do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, coronel Paulo Esteves, assim como o Sindicato Nacional dos Controladores de Vôos, informou que não houve registro algum envolvendo o piloto americano, cujo nome não foi revelado.

O Monsenhor Corrado Balducci, um teólogo membro da Cúria do Vaticano (uma espécie de corpo governamental), e uma pessoa de dentro de Vaticano muito próxima do Papa, que já esteve na Televisão Nacional da Itália cinco vezes, inclusive recentemente para declarar que o contato com extraterrestres é um fenômeno real. Balducci providenciou uma análise dos casos com extraterrestres que ele sente serem consistentes com o entendimento teológico da Igreja Católica. Monsenhor Balducci enfatiza que os encontros com extraterrestres não são demoníacos, eles não causam prejuízos psicológicos, não são um caso de arquivos de entidades, mas estes contatos merecem ser cuidadosamente estudados. Desde que Monenhor Balducci é um perito em demonologia e consultor do Vaticano, e desde que a Igreja Católica tem historicamente caracterizado como sendo demoníacos muitos dos novos fenômenos que foram mal compreendidos, sua posição é a de que a igreja não censure mais este tipo de contato.
Balducci revelou para um visitante e profissional americano que o Vaticano está acompanhando de perto este fenômeno e de forma discreta. O informante resumiu enfaticamente que o Vaticano está recebendo muitas informações sobre extraterrestres e seus contatos com os seres humanos através de seus missionários espalhados em vários países. Mas a informação posterior demonstrou que o Monsenhor recebeu as informações de seus casos de outras fontes. Monsenhor Balducci é membro de um grupo que atua como consultor do Vaticano em várias questões envolvendo seres humanos e seus possíveis contatos com seres sobrenaturais. Desta forma, a questão de contatos com extraterrestres cairia dentro de uma visão jocosa, e também teria um possível significado espiritual de suas observações gerais emergentes de seus contatos com extraterrestres.

A informação paralela do Conselheiro Nacional de Segurança e cientista Dr. Michael Wolf, um membro do sub comitê NSC’s SSG para administrar o fenômeno UFO, como também escritor notável e “especialista” do Vaticano Pai Malachi Martin, sugere que o Vaticano está preocupado porque terá a árdua tarefa de atualizar a sua doutrina principal em suas mãos quando o contato extraterrestre se tornar anunciado por autoridades e por governos de todo o mundo durante os próximos Carl Edward Sagan (New York, 9 de Novembro de 1934 — Seattle, 20 de Dezembro de 1996) foi um cientista e astrônomo dos Estados Unidos da América. Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago. Dedicou-se à pesquisa e à divulgação da astronomia, como também ao estudo da chamada exobiologia. Foi um excelente divulgador da ciência (considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).
Morreu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. A Ciência perdeu um grande defensor, divulgador e incentivador dela na atualidade.
1- Fale por um momento sobre parte da natureza humana, na qual é comum acreditar em abduções, ou aliens de qualquer maneira, e outra parte da natureza humana que quer procurar por outras formas de vida no universo.

Eu fui pessoalmente capturado pela noção de vida extraterrestre, e especialmente inteligência extraterrestre desde a infância. Ela me fascinou, e eu fiquei envolvido em enviar naves espaciais para planetas próximos para procurar vida e na procura de rádio por inteligência extraterrestre... Seria um evento absolutamente transformador na história humana. Porém, as implicações são tão profundas seja isso verdadeiro ou falso, que nós temos que exigir os mais rigorosos padrões de evidência. Precisamente porque é tão excitante. Esta é a circunstância na qual nossas esperanças podem dominar nosso escrutínio cético dos dados. Assim, nós temos que ter muito cuidado. Houveram alguns exemplos disso [no passado]. Nós pensamos ter achado algo, que sempre acabou se mostrando explicável... Assim, um tipo de ceticismo é aplicado habitualmente à procura de rádio por inteligência extraterrestre por seus proponentes mais fervorosos. Eu não vejo [na] situação das abduções alienígenas uma aplicação rigorosa semelhante de ceticismo científico por seus proponentes. Pelo contrário, eu vejo aceitação enorme à primeira vista - e condução de testemunhas e todos os tipos de sugestão. Mais, a contaminação na cultura popular desta idéia. Parece-me que há uma diferença grande entre as duas abordagens à inteligência extraterrestre, embora eu freqüentemente seja inquirido em como possa procurar por inteligência extraterrestre e não acreditar que nós estamos sendo visitados. Eu não vejo absolutamente nenhuma contradição. É um prospecto maravilhoso, mas requer os padrões mais severos e rigorosos de evidência.

2- Você poderia comentar sobre a qualidade da evidência apresentada pelos assim chamados "proponentes da abdução"?

Bem, isso é quase completamente anedota. Alguém diz que algo lhe aconteceu... E as pessoas podem dizer qualquer coisa. O fato de alguém dizer algo não significa que seja verdade. Não significa que esteja mentindo, mas não significa seja verdade. Para ser levado a sério, você precisa de evidência física que possa ser examinada sem pressa por cientistas céticos: uma lasca da nave inteira, e a descoberta de que contém proporções de isótopos que não estão presentes na Terra, elementos químicos da assim chamada ilha da estabilidade, elementos muito pesados que não existem na Terra. Ou materiais de propriedades absolutamente estranhas de muitos tipos--condutividade elétrica ou ductibilidade. Há muitas coisas como essas que dariam instantaneamente credibilidade séria a um relato. Mas há nenhuma lasca, nenhuma fotografia do interior, nenhuma página furtada do diário de bordo do capitão. Tudo que há são histórias. Há exemplos de terra remexida, mas eu posso remexer terra com uma pá. Há casos de pessoas afirmando piscar luzes a OVNIs e os OVNIs piscarem de volta. Entretanto, os pilotos de aviões também podem piscar de volta, especialmente se eles achem que seria uma boa piada para pregar em um entusiasta de OVNIs. Assim, isso não constitui boa evidência. Ainda, um exemplo muito interessante deste tipo de coisa são os círculos no trigo na Inglaterra nos quais trigo e centeio e outros grãos--estes imensos círculos bonitos apareceram e então--isto era nos anos 70 e 80--e então durante anos progressivos, em geometrias mais complexas. E havia muitas pessoas que disseram que eles eram feitos por OVNIs que estavam pousando e que eram muito complexos ou muito altamente matemáticos para serem uma fraude. E no fim dois homens no sul da Inglaterra, em seu bar habitual uma noite, pensaram que seria uma boa idéia fazer um tipo de fraude para ver se eles poderiam enganar entusiastas de OVNIs. E eles tiveram sucesso todas as vezes --todas vezes que uma explicação era proferida: um tipo peculiar de vento, eles faziam outro [círculo] que contradizia aquela hipótese. E eles ficaram muito contentes quando foi dito que nenhuma inteligência humana poderia fazer aquilo. Isso lhes deu grande satisfação. E durante 15 anos, eles tiveram sucesso nessas expedições noturnas usando corda e tábua--toda a tecnologia de que precisavam. E em seus sessenta anos, eles confessaram finalmente à imprensa com uma demonstração de como era feito. E, é claro, a confissão recebeu muito pouca exposição na mídia. E as afirmações de influência alienígena tinham recebido exposição proeminente.

3- Eu gostaria que você comentasse a respeito de John Mack.

Muitos dos principais defensores das abduções alienígenas parecem querer a validação da ciência sem se submeter a seus padrões rigorosos de evidência. Quando John Mack fala sobre universos paralelos ou outras dimensões, ele está usando idéias científicas. Elas estiveram muito tempo em pauta nas comunidades físicas e astronômicas. Porém não há nenhuma evidência para elas. Ele também critica o paradigma atual que é o método científico cético. Mas, isto não é validado. Nós não acreditamos [no método científico cético] por simples preconceito; nós acreditamos nele porque ele funciona.

4- Na ausência de evidência física sólida sobre abduções alienígenas, o que a ciência nos diz sobre a plausibilidade do que supõe-se que estes aliens façam?

Bem, se você olhar para as vantagens em tecnologia humana apenas nas últimas centenas de anos, a astronave Voyager em seu caminho para as estrelas, comparado ao que nós sabíamos no tempo de Carlos Magno, digamos, isso é menos de mil anos. E o progresso é simplesmente incrível. Assim, se você postula a existência de civilizações altamente técnicas, milhares, muito menos milhões de anos em nosso futuro, a menos que a hipótese contradiga fortemente as leis conhecidas da Física, eu penso que você tem que dizer isto é possível. Assim, viagem a velocidades muito altas entre as estrelas, isso de nenhuma maneira está fora de questão. Caminhar através de paredes é um pouco duro de engolir para mim. Eu não vejo como poderia ser feito. E a idéia básica na literatura de abdução alien, o paradigma, eles parecem estranhamente atrasados em biologia para todos seus avanços em Física, se você levar isto a sério. Por que eles estão procriando um a um a um passo tão lento? Por que não roubar alguns humanos, seqüenciar nosso DNA, olhar para variações e fazer quaisquer mudanças de engenharia genética que eles queiram? Nós quase temos a capacidade de fazer isso. Parece ingênuo em termos de biologia molecular. ...Precisamente por causa da falibilidade humana, afirmações extraordinárias requerem evidência extraordinária. Agora, eu sei que Budd Hopkins responde que afirmações extraordinárias requerem investigações extraordinárias. E eu tenho dois tipos de resposta a isso. Há uma reivindicação que um brontossauro está pisoteando as selvas hoje na república do Congo. Uma expedição volumosa deveria ser montada com fundos do governo para achá-lo, ou é tão improvável que não valha atenção sistemática contínua séria? E meu segundo ponto é que na extensão de que afirmações extraordinárias requerem investigações extraordinárias, essas investigações devem ser fiéis ao espírito de ciência. E isso significa padrões altamente céticos, exigentes, rigorosos de evidência. E não há um traço disto nos entusiastas de abduções alienígenas... Eu penso que os entusiastas de abduções entendem a necessidade de evidência física. É o caminho para certo grau de respeitabilidade. E durante 40 anos, eles têm nos dito que evidência real está logo após a esquina, está prestes a ser liberada, está sendo estudada neste momento - e nunca nada surge.

5- Bem, agora nós vamos à alegada filmagem de abdução alien [filme da autópsia alien]. Você ouviu falar nela? O que você acha do filme desta alegada autópsia animal?

Eu mesmo não vi, mas falei em certo detalhe com aqueles que viram, e li uma análise no Times de Londres. Há várias coisas a notar. Uma é que a criatura em questão tem uma semelhança forte ao paradigma de abdução, embora com seis dedos em cada mão. É dissecada em um filme tomado com muitos bloqueios de corpo e numerosas excursões fora de foco pela câmera. E os humanos envolvidos na autópsia estão todos vestidos nestes trajes de radiação dos anos 50 que cobrem da cabeça aos pés e há apenas uma pequena janela retangular para olhar fora, o que significa que ninguém pode ser identificado. A peça chave de evidência de que não é um fraude diz-se que é o primeiro fotograma de um dos rolos que era--você sabe, são todos codificados, e que foi submetido à Kodak, o fabricante. E a Kodak veio e disse que foi filmado em 1947 ou algum ano perto disso. E isso demonstra que não é uma fraude. Mas um detalhe importante é que não foi dado à Kodak um rolo que tinha a autópsia nele. Só lhes foi dado um retalho, dado à Kodak, e então alegou-se que veio do começo do filme da autópsia. Assim, eu penso que é uma fraude inteligente, se for uma fraude. Mas certamente não é convincente

6- De acordo com Hopkins e outros, a evidência principal para estas histórias--na ausência de outra evidência -- é a semelhança de detalhes. Em sua opinião, que outras explicações poderiam responder pela semelhança e os detalhes das histórias ou alucinações destes abduzidos?

A cultura contamina filmes, programas de televisão, livros, páginas assombradas de aliens, e entrevistas de televisão com abduzidos passionais - todos comunicam à maior comunidade possível o paradigma de abduções alienígenas. Assim, não é como se cada abduzido estivesse hermeticamente selado do mundo externo e não tivesse nenhuma informação sobre o que outros estão dizendo. Está tudo contaminado e tem sido assim durante décadas. Eu acho que essa é a evidência mais clara para que isto não seja boa evidência -- que muitas pessoas contem a mesma história.

7- Se você pudesse falar diretamente com as multidões de pessoas que acreditam que vão para cama e talvez sejam seqüestradas por alienígenas, o que você gostaria de dizer a elas?

Se eu estivesse falando com um grupo de abduzidos, eu acho que a primeira coisa que eu faria seria lhes dizer que estou seguro que a dor que é expressada é genuína, que eles não estão simplesmente inventando isso. E é muito importante ser compassivo. Ao mesmo tempo, eu deixaria claro que alucinações são um lugar comum humano, e não um sinal de que você está louco. E que alucinações absolutamente claras têm ocorrido a pessoas normais e que têm um compelidor senso de realidade, mas são geradas na cabeça. E que sendo o caso, eu lhes pediria que tentassem ser tão objetivos quanto eles pudessem e veria se qualquer coisa assim poderia, de fato, explicar o que eles disseram que aconteceu a eles. E eu os lembraria que crianças, universalmente, têm pesadelos terríveis, especialmente ao redor dos 7 a 11 anos, e acordam absolutamente aterrorizadas sobre um monstro, uma bruxa, um duende, um demônio, e por que alguns de nós não deveríamos reter isso? Eu quero dizer, não há nenhuma dúvida de que esses monstros não existem, que estão se escondendo no armário ou debaixo da cama. Isso é algo gerado na mente. Por que tudo deveria ir embora quando nós crescemos? Nós deveríamos reter um pouco disso. E algo assim não poderia ser uma explicação? Eu tentaria lhes pedir simplesmente que adotem o método científico de hipóteses múltiplas que funcionam. No momento, eles têm só uma hipótese e suas mentes são, em muitos casos, fechadas à alternativa. Eu lhes pediria que fizessem uma consideração séria da alternativa, para ver se faz sentido.

8- Você pode nos dizer como você se sentiria se alguém viesse a você com evidência boa de que havia, de fato, vida alienígena tentando se comunicar conosco? Como isso lhe faria se sentir como um cientista?

Se alguém viesse a mim com evidência boa, confiável de que nós estamos sendo visitados, minha reação seria "Eba!" E eu iria querer fazer um papel na análise da evidência. Eu me esforçaria bastante para trazer os absolutamente melhores cientistas do mundo para estudá-la, dependendo de como a evidência seria. E eu não duvido que houvesse muita cooperação da comunidade científica. Não acho que os cientistas são preconceituosos desde o começo. Preconceito significa pré-julgamento. Eles são "pós-conceito". Depois de examinar a evidência eles decidem que não há nada nela. Há uma diferença grande entre preconceito e "pós-conceito".
"Empresa vai reunir imagens, vídeos e sons representativos das culturas da Terra e mandá-los para o espaço por meio de um laser"
A Pirâmide do Sol, principal componente do complexo pré-histórico de Teotihuacan Teotihuacan, que já foi o centro de um vasto império pré-hispânico no México, vai se tornar uma plataforma de lançamento para uma tentativa
de comunicação com vida extraterrestre.

A partir desta terça-feira (10), entusiastas do mundo inteiro terão a chance de apresentar textos, imagens, vídeos e sons que reflitam a natureza humana para que possam ser incluídos na mensagem.

Essas contribuições -- parte do projeto "Time Capsule" (cápsula do tempo), da empresa de mídia Yahoo! -- serão digitalizadas e transmitidas a laser para o espaço no dia 25 de outubro, a partir da Pirâmide do Sol, em Teotihuacan, uma localidade arqueológica perto da Cidade do México.

Arqueólogos dizem que uma sociedade com sede em Teotihuacan, conhecida como a Cidade dos Deuses, dominou a Mesoamérica durante centenas de anos, no primeiro milênio depois de Cristo. Não se sabe ao certo o que levou ao colapso da civilização.

"Temos essa localidade arqueológica incrível e, a partir dela, podemos projetar conteúdo contemporâneo", disse à agência de notícias Reuters Srinija Srinivasan, editor-chefe do Yahoo!. "A novidade é a capacidade de capturar essas informações em tal escala."

Nos anos 1970, o astrônomo Carl Sagan compilou gravações de sons e imagens, incluindo uma banda mariachi e saudações no antigo idioma sumério, para retratar a diversidade da vida e das culturas na Terra.

Sua gravação foi enviada na sonda Voyager, na esperança de que formas de vida extraterrestre pudessem encontrá-la algum dia.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,AA1305376-5603,00.html